De bons exemplos, eduque sem violência

A violência física contra crianças ainda é pouco reconhecida pela sociedade como um problema de segurança pública. Muitas vezes, castigos físicos e atos vexatórios praticados por pais e cuidadores são naturalizados, entendidos como formas legítimas de educar. Mas, tanto o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), quanto a Lei nº 13.010/2014, dispõem sobre a preservação da saúde física e emocional dessa parcela da população.

Os casos de suspeita ou confirmação de castigo físico, de tratamento cruel ou degradante e de maus-tratos contra criança ou adolescente ficam sujeitos a providências legais e são comunicados ao Conselho Tutelar, a partir dele a família e a criança podem ser encaminhadas também a programas de orientação, proteção e tratamento especializado.

É importante lembrar que as crianças têm todos os direitos fundamentais que são inerentes a todas as pessoas e não devem ser alvo de violência, negligência, discriminação e exploração. Todos nós temos direito a viver uma vida plena, com oportunidades para nosso desenvolvimento físico, mental, moral e social, sempre orientados por dignidade e respeito - inclusive os pequenos, que precisam e merecem nossa proteção.

Educar sem violência é possível e traz benefícios para todos os envolvidos.

 

Jornalismo Nova Fm

 

Real time web analytics, Heat map tracking
ANTES DE PROSSEGUIR:

Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao ACEITAR, você continua navegando em nosso site e terá acesso a todas as funcionalidades. Caso deseje um controle maior sobre sua navegação, acesse nosso artigo GERENCIAR COOKIES.
Para saber mais sobre como tratamos seus dados, acesse nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE.
Para conhecer de forma completa como lidamos com seus dados, acesso o menu LGPD no topo da página.