Notícias

ANUNCIE SEU ESTABELECIMENTO AQUI , CHAME NO WHATSAPP 47 3333-4320

Penha cita estragos sem precedentes e declara situação de emergência por conta de ciclone

 A cidade de Penha, no Litoral Norte do Estado, decretou situação de emergência nesta quarta-feira (10), devido à passagem de um ciclone extratropical que causou destruição no município. De acordo com a prefeitura, a decisão foi tomada por conta do grande número de casas destelhadas, queda de placas, queda de árvores e estragos em prédios públicos. As aulas estão suspensas no município nesta quarta-feira. 

Segundo o prefeito Aquiles da Costa (MDB), ainda é cedo para contabilizar os prejuízos, mas ele acredita que esse tenha sido um dos eventos que mais causou estragos na história da cidade. Ele se reúne com o Grupo de Ações Coordenadas (Grac) ainda durante esta quarta-feira para definir as medidas que serão tomadas. Ainda não há registro de desabrigados, mas a prefeitura abriu um abrigo emergencial no ginásio de esportes da Cohab, que fica anexo à escola Horacina Soares Francisco. A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro foi danificada pelos ventos e está fechada. As demais unidades funcionam em regime de emergência.

Fonte: NSC
Link: https://www.nsctotal.com.br/noticias/penha-cita-estragos-sem-precedentes-declara-situacao-emergencia-conta-ciclone

Pomerode já tem registro de alagamentos após fortes chuvas

A manhã de quarta-feira, 10 de agosto, iniciou em estado de alerta, em Pomerode. Após os diversos alertas emitidos pela Defesa Civil, a chuva e o vento previstos devido ao ciclone extratropical se concretizaram.  O Rio do Testo já registra pontos em que ultrapassou seu leito e, na Rua dos Atiradores, em Testo Central, bem como na Rua Carlos Hein, em Testo Central Alto, pontos de alagamento já podem ser avistados.

Na região sul da cidade, a chuva e o vento marcaram a manhã desta quarta. Em Pomerode Fundos, ainda não há pontos de alagamento, mas é preciso ter cuidado na via, pois em alguns pontos houve pequenos deslizamentos de terra e, por conta disso, há barro na pista. Já na região norte da cidade, que compreende Testo Alto e Testo Rega, o rio está alto e, em alguns pontos, já saiu da calha. A Defesa Civil segue com o alerta de fortes rajadas de vento ao longo do dia, com chuva persistente e possibilidade de alagamento e deslizamento.

Fonte: Jornal de Pomerode
Link: https://www.jornaldepomerode.com.br/videos-pomerode-ja-tem-registro-de-alagamentos-apos-fortes-chuvas/

 

Rio Benedito sobe e há risco de inundações em Timbó

Devido à chuva persistente dos últimos dias, o Rio Benedito em Timbó atingiu a marca de 5,56m às 12h desta quarta-feira (10). A prefeitura local alerta para o risco de inundação nas seguintes ruas:

Arthur Giotti, bairro Araponguinhas: atinge com 5,60m

Rua Haiti (atinge com 5,45m) e Beco Guatemala (atinge com 5,75m), Bairro Imigrantes

Rua Arthur Schuster, centro: atinge com 6m

A previsão da defesa civil de Timbó é que chova mais 30 a 50 milímetros até a noite desta quarta-feira (10). Em maio deste ano, o Rio Benedito chegou a atingir 7,20m e inundou algumas ruas da cidade. A prefeitura solicita atenção das famílias que residem nas áreas mais baixas do município.

Blumenau

Já em Blumenau, o nível do Rio Itajaí-Açu media 4,24m às 12h, entrando no estado de atenção, porém ainda longe de risco de inundações.

Alerta geral

A qualquer momento, mais informações sobre a chuva na região. Para receber notícias pelo WhatsApp é só acessar: https://chat.whatsapp.com/FqK5e2WEAw57k0okrub5b

Siga O Auditório em tempo real no facebook: https://www.facebook.com/oauditorionoticias

Em caso de emergência, ligue 199 (Defesa Civil) ou 193 (Corpo de Bombeiros).

Indaial realiza 10º Festival de Teatro e 7º Festival Estudantil de Esquetes Teatrais

A Fundação Indaialense de Cultura promoverá de 23 a 28 de agosto o 10° Festival de Teatro de Indaial. Coordenado pela professora de Teatro da FIC, Liziane Largura, o Festival teve seu nome alterado neste ano, já que anteriormente era chamado de Mostra Indaialense de Teatro.

“O intuito é fomentar o teatro na cidade, trazendo uma programação diversificada, tanto nos gêneros de teatro, como teatro de bonecos, teatro de rua, drama e comédia, quanto na classificação dos espetáculos”, diz Liziane.

Um dos dias da programação, 26 de agosto, será dedicado ao 7° Festival Estudantil de Esquetes Teatrais, também coordenado pela professora de Teatro. “O evento completa sua 7ª edição novamente, realizando no palco o sonho de alunos que utilizam do teatro como ferramenta de ensino/aprendizagem e podem neste Festival mostrar seus trabalhos para além das fronteiras de suas escolas e seus familiares. É uma oportunidade ímpar de vivenciarem o grande momento de encontro do teatro com sua plateia e de aprendizagem com as análises das peças”, assinala Liziane.

“A comunidade indaialense e regional é convidada a prestigiar a programação. Tem teatro para toda a família, espetáculo infantil e adulto. Todos são gratuitos e não precisa reservar ingresso”, comenta a diretora-presidente da FIC, Marli Menegazzi.

Confira a programação completa através do Link: https://oauditorio.com/noticias/cultura-lazer-noticias/08/2022/indaial-realiza-10o-festival-de-teatro-e-7o-festival-estudantil-de-esquetes-teatrais/ 

Fonte: O Auditório

Vídeo mostra vento forte derrubando placa em Porto Belo

 

A ventania e chuva forte do ciclone extratropical que atinge o sul do Brasil nos últimos dois dias tem causado os vários prejuízos em todo o estado. Uma amostra da força desse vento foi possível foi presenciada por moradores que passavam na manhã desta quarta-feira (10/08/22). Um vídeo mostra o momento em que uma enorme placa caiu no bairro Jardim Dourado, em Porto Belo (SC), no Litoral Norte. O barulho foi assustador e um carro que seguia no sentido da placa conseguiu parar a tempo. Não há registro de que alguém tenha sido atingido. Até o momento, Porto Belo teve 130 mm de chuva, sendo 110 mm nas últimas horas. Mas não há informações sobre a velocidade do vento no momento da queda. Em Santa Catarina, nas últimas 24h, a média chegou a atingir média 67 km/h. Mas há cidades como Urupema, onde essa velocidade foi maior, neste caso de 111 km/h. 

Fonte: O Blumenauense
Link: https://oblumenauense.com.br/video-mostra-vento-forte-derrubando-placa-em-porto-belo-sc/

Real time web analytics, Heat map tracking